Quem Somos
Instituto Via de Acesso – Ruy Leal
Prestando apoio no desenvolvimento e na formação dos jovens, o Instituto atua em conjunto com as empresas parceiras que desejam contribuir com o ingresso do jovem no mundo do trabalho por meio de nossos programas, preparando-os para terem uma estrutura de aprendizagem de acordo com a grade pedagógica validada pelo Ministério da Economia e em consonância com a Lei da Aprendizagem Profissional nº 10.097/2000, criando oportunidades tanto para os jovens quanto para as empresas.
Com um corpo colaborativo eficiente e uma equipe multidisciplinar qualificada e atualizada, o Instituto Via de Acesso – Ruy Leal age como facilitador para as empresas se adequarem às leis de aprendizagem profissional, trabalhando também no desenvolvimento do capital humano por meio de assistente social e psicóloga educacional , conectando família-jovem-empresa-sociedade, principalmente , em comunidades com grande vulnerabilidade social, aliando esforços para o combate da evasão escolar, drogadição, violência e desemprego.
Nesse processo de desenvolvimento integral do jovem para que ele possa galgar os primeiros passos em direção ao seu futuro profissional, o Instituto Via de Acesso – Ruy Leal coloca-se, de maneira séria e responsável, diante dessa empreitada de ofertar oportunidades melhores em busca de conhecimento e qualificação a fim de que o jovem possa se orientar para sua inclusão e permanência no mundo do trabalho altamente competitivo e globalizado.
Missão
O Instituto Via de Acesso – Ruy Leal objetiva prestar apoio no desenvolvimento e formação integral dos jovens em conjunto com as empresas parceiras e colaboradoras que participam e proporcionam oportunidades a eles. Assim tem como compromisso:
Contribuir com o ingresso dos jovens aprendizes no mundo
do trabalho por meio de programas de diversidade.
Promover o empoderamento do capital humano.
Construir um elo sustentável entre jovem, empresa e sociedade.
Adversidades a serem enfrentadas
30,7% dos brasileiros entre 15 e 17 anos estão atrasados ou fora da escola.
Trabalho precoce, gravidez na adolescência, violência, falta de proposta pedagógica atrativa e até mesmo homofobia são alguns dos motivos.
Fonte: IBGE, julho/2019.
BRASIL TEM
10,9
milhões de jovens que não trabalham e nem estudam
A pesquisa mostra que, quanto menor o nível de instrução dos jovens, maior a prevalência de indivíduos fora da força de trabalho.
Fonte: IBGE, julho/2019.
27,3% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados.
Os grupos de trabalhadores entre as faixas etárias de 14 a 24 anos são os que mais sentem o desemprego: 44,5% das pessoas entre 14 e 17 e 27,3% das pessoas entre 18 e 24 anos estão sem trabalho.
Fonte: IBGE, novembro/2019.
Homicídio entre jovens no país bate recorde em 10 anos.
A morte prematura de jovens mostra trajetória ascendente no país. Em 2017, 35.783 jovens de 15 a 29 anos foram assassinados no Brasil. Esse número representa 69,9 homicídios para cada 100 mil jovens no país, aumento de 6,7% ante 2016 e taxa recorde nos últimos dez anos.
Fonte: IPEA, Julho/2019.
A Vida dos Jovens Importa
Realidade desfavorável e dura.
Diante de tantos problemas com milhões de jovens no Brasil, faz com que se acenda um alerta para a toda a sociedade. Essas estatísticas provocam uma reflexão sobre desigualdades sociais em que jovens vivem ou possam viver no seu período importante de estudos e a busca de seu primeiro trabalho.
Como vencer esse terrível cenário?
Não se pode aceitar que um país deixe os jovens à deriva…
É necessário, então, um conjunto de ações integradas e concretas que ofereçam oportunidades para que essas estimativas de jovens fora da escola, nem trabalham e nem estudam, desempregados, sem esperança, buscando resoluções severas, como o homicídio , não estejam presentes no cotidiano dessa juventude.
Portanto, o Instituto Via de Acesso – Ruy Leal acredita que a inclusão de jovens no mundo de trabalho, valoriza a construção do conhecimento por meio de um sistema de aprendizagem profissional e educacional de qualidade, diz respeito a todos e a solução desses problemas deve ser encontrada com a participação de familiares, comunidades, instituições rede socioassistencial e empresas parceiras voltadas para projetos sociais ,proporcionando várias frentes de trabalho para que os jovens que almejam conquistar seus sonhos possam edificar a caminhada profissional.