Para ser um profissional de sucesso e construir uma carreira sólida, o jovem precisa preparar sua base o quanto antes, para que o topo não desmorone de forma inesperada. Essa base passa por etapas, que devem ser trabalhadas de forma inteligente e responsável.

Os jovens que já enfrentam os desafios da faculdade, para começar, devem traçar objetivos e passos a serem seguidos. Quem define metas sabe onde quer chegar e sabe construir caminhos precisos até esse pote de ouro. Quem não tem metas se sente satisfeito com pouca coisa e se sente frustrado com as primeiras barreiras.

É importante saber que a teoria que se aprende na faculdade é muito diferente na hora de colocá-la em prática. Por isso, jovens devem procurar, além da graduação, cursos profissionalizantes ou de extensão, que promovam o conhecimento, mas não abram mão da experiência dentro do mercado, como em um estágio.

Por último, o jovem deve encontrar a profissão que ele se sinta motivado por muito mais tempo, para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com mais garra e ânimo.