O cenário atual do mercado de trabalho para o jovem é desafiador e, de certa forma, preocupante. Segundo a pesquisa Ensino Universitário, Corporação e Profissão, Paradoxo e Dilemas Estratégicos no Brasil, realizada pelo Observatório Universitário, mais da metade de formado não irá atuar em sua área de formação.

Isso se deve pelo fato de que as vagas oferecidas são preenchidas por profissionais sem boas condições de assumi-las. Com o fracasso consequente, esses profissionais acabam se encaminhando para trabalhos alternativos, diferentes daqueles que eram previstos na hora de escolher uma carreira.

Para reverter esse cenário, é preciso se aproximar de estudos, especializações e acontecimentos mais atuais, entender como funciona o mercado de trabalho e o que esse mercado requer na hora de recrutar novos profissionais para seu quadro de colaboradores.

Se preparar tecnicamente e com um bom comportamento para o mercado de trabalho é necessário, já que as empresas exigem cada vez mais. Então, além de cursos e estudos, é preciso estar preparado para aguentar a pressão e as exigências duras que o mercado impõem.