Mais de um bilhão de pessoas vivem em situação de pobreza, enfrentando ambientes fortemente comprometidos e deteriorados, sem possuir nem uma fonte de água limpa sequer. Esse é o resultado da má distribuição de renda mundial, bem como a herança deixada pelas gerações anteriores no que se refere à degradação do meio ambiente.

É cruel submeter os jovens a uma situação dessa, onde os recursos naturais e hídricos estão se esgotando, a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa são assuntos recorrentes, o aumento da temperatura no planeta provoca problemas ainda maiores.

Esse período de transição entre uma geração e outra deveria ser bem feita, para que o jovem, ainda pouco experiente com o contato com a Terra, possa se acostumar de forma mais sutil e eficaz.

Apesar de o mundo saber lidar com novas tecnologias melhor do que as gerações anteriores, a situação do comércio de bens ter se renovado e a população ter acesso a novas ferramentas, o número de pessoas cresceu drasticamente, fator que pode comprometer ainda mais o bom convívio no planeta.