O jovem, às vezes, idealiza seu futuro profissional. É importante saber que o mercado não é nada previsível. No mundo empresarial, nem tudo ocorre dentro do que se prevê nos manuais, nas lógicas ou nas teorias ensinadas na escola.

 

Diante dos rápidos movimentos provocados pelos setores produtivos, o meio empresarial cria e inicia novas maneiras e idealiza novos instrumentos para conduzir seus negócios. A inovação, por conta da sobrevivência dos empreendimentos ou pelo crescimento do seu marketing share, modifica essencialmente o produto, o serviço ou introduz novos produtos ou serviços. Ou seja, o movimento é parte integrante do cotidiano empresarial.

 

Outra iniciativa bastante praticada é a da mobilidade. Na era da globalização, a empresa pode estar aqui hoje, mas amanhã não se sabe. E pode necessitar de seu funcionário aqui hoje e em outra localidade amanhã. A estabilidade geográfica das empresas e dos empregos ficou no passado. É esperado que o jovem esteja disponível e disposto para ir aonde as oportunidades estiverem, desenhadas com o seu perfil.

 

O mercado de trabalho não é e nunca foi linear. O jovem não deve se espantar se vier a se envolver em atividades que em sua escola nunca foram discutidas como possibilidades para a sua profissão. Nesse ambiente inconstante e imprevisível, é importante estar atento e preparado para as mudanças.