É bem perceptível a diferença de comportamento entre universitários de cursos diurnos se comparados aos do período noturno. Em percentual significativo, o estudante do período noturno, geralmente apresenta-se mais maduro, porém com formação acadêmica menos consistente. Ao contrário, os estudantes do período diurno, em destacada maioria, tem formação acadêmica mais ampla, mas podem apresentar comportamentos muito imaturos.

Os selecionadores conhecem bem essas diferenças, em suma, decorrentes das dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias dos estudantes de cursos noturnos. Jovens dessas famílias optaram por estudar a noite, pois, desse modo, podem utilizar o dia para atuar profissionalmente, obtendo assim, recursos para pagar a graduação.

O jovem estudante universitário diurno, em geral apoiado e protegido pela família, tem casa, comida e roupa lavada e muitas vezes enxerga o mercado de trabalho como um plano não obrigatório, não é algo que provoque no jovem a atenção para tomar alguma iniciativa.

Em diversos casos, o jovem fica assustado e sente medo diante do monstro chamado mercado de trabalho. Se pudesse empurrar ad eternum a decisão de se voltar para o seu futuro profissional, assim o faria sem espaço para arrependimento. Mas, acontece que o tempo passa rápido e o jovem universitário precisa realizar o estágio, que ocorrerá no local cuja relação empurrou com a barriga: o mundo das empresas.

As empresas estão se especializando para compreender quais os limites entre o talento e a determinação. Nem todos os jovens podem contar com o apoio financeiro da família para estudar. Nem todos os que estudam a noite são só guerreiros, assim como não são todos que estudam de manhã são só talentosos. O que é certo é que o mercado exigirá de todos eles, pois serão os jovens que darão seguimento aos negócios e à vida produtiva das empresas.

Independente da escolha pelo período diurno ou noturno, os jovens devem usar esse período acadêmico como amadurecimento. E aprender que nada cairá no colo e que deverá conquistar cada avanço que desejarem realizar. Sabe que terá que ir à frente sozinho, por suas forças, talento e capacidade de se levantar a cada queda em seu caminho profissional.