Ainda é grande o número de profissionais de RH que fazem exigências despropositadas para a escolha do estagiário que irá ter ao seu lado, é possível notar também pouquíssimos investimentos em como irá desenvolvê-los. Assumir essa postura ao desenvolver um Programa de Estágio mostra certo desconhecimento do que é atuar com estagiários, e desconsidera que o jovem não possui conhecimento prático sobre o mundo do trabalho, devendo passar por um processo de aprendizagem e exercício de sua futura profissão.

Pelo alto nível de exigências, que, em diversas ocasiões faz parte da seleção de estagiários, a tensão entre os gestores e o RH aumenta bastante, gerando correria para todo lado na identificação de candidatos já preparados.

Sim, porque se tiveram todas as qualificações estabelecidas pelos gestores e acatadas pelo Rh, os felizardos escolhidos devem assumir logo a função e o status de um profissional
“pronto” na empresa.

Quando uma empresa resolve receber estagiários, é fundamental que tenha a plena consciência de que estará atuando com estudantes, que apesar de possuírem um bom portfolio educacional, são, inexperientes em transformar esses conhecimentos em competências.

Quer queimar o talentoso estagiário de excelente currículo acadêmico? Basta considerá-lo pronto para atuar como profissional.

A alternância dos acontecimentos na empresa, o sobe e desce das tensões e cobranças, a incerteza dos desafios diários e o clima organizacional não oferecem aos estagiários panoramas para seu domínio. O estagiário é um diamante bruto que ainda necessitará do gestor para ensinar a juntar as pontas.

Apesar de haver interessantes avanços, muitas empresas atuam como no século passado, considerando o estagiário um recurso que se lança a mão qualquer momento. Para aqueles que mudaram seu ponto de vista, agem como devem agir, assumindo o estagiário com um jovem preparado no campo acadêmico. Todavia, ele precisa de investimento e treinamentos comportamentais que irão prepará-lo para os desafios práticos que se apresentarão durante o Programa de estágio.