Grande parte das oportunidades profissionais existentes no mundo do trabalho são preenchidas pelo conhecido QI –  “Quem indica”. Essa informação é útil, pois sempre é recomendável considerar no momento em que o jovem está planejando a sua inserção profissional ou manutenção no mercado de trabalho. Uma boa rede de contatos, o famoso networking, ajuda bastante para a construção da carreira do jovem.

Em tempos em que nos deparamos com noticias relacionando empresas a escândalos de corrupção, as organizações que buscam os melhores candidatos para ocupar suas vagas, também devem estar atentas ao networking, que aqui pode ser associado à reputação que a empresa carrega.

A reputação da empresa faz toda diferença no momento da contratação. Explico: uma organização que tem uma cultura de respeito aos seus colaboradores, proporcionando um ambiente amistoso, terá mais possibilidades de encontrar o candidato que procura.

Quando se trata de jovens, esse conceito fica ainda mais forte na era da informação rápida, pois os jovens têm, a um clic, as informações que desejar das empresas-alvo de seu interesse. Nas redes é possível encontrar depoimentos de antigos colaboradores, de visitantes, fornecedores e clientes, esses conteúdos interferem, positiva ou negativamente, na imagem que o candidato construirá da empresa.

Os jovens não estão preocupados, de modo geral, com o salário que a empresa oferece, mas principalmente com a confiança que a empresa represente diante de seus consumidores, colaboradores, estado e sociedade em geral.

Para o jovem esse agir ético também é fundamental, principalmente no que refere à construção de networking. E é essencial buscar, desde a escola, essa rede de relacionamentos, com o foco no mundo do trabalho. Que pode ser composto por professores, colegas de classe e demais profissionais que atuam nesse contexto. E, posteriormente, será constituída por colegas de trabalho e de outras organizações e instituições. Não estar atento ao networking faz com que a empresa e o jovem percam terreno para os seus concorrentes.