Na roda viva do empreendedorismo, tudo gira, e você deve saber participar desse processo. Se a roda giratória dos negócios estiver na posição vertical, seu empreendimento em diversos períodos estará em cima e, em outros, embaixo.

Se trata de um círculo vicioso, já que o ambiente de negócios com essa característica é de rivalidade, com os concorrentes ganhando e perdendo devido ao Market Share.

Se a roda estiver na posição horizontal, o seu empreendimento estará se movimentando sempre mas em oscilação dependendo de sua decisões e implementações. Porém, o alvo das ações realizadas é aumentar o consumo. Há muita ação associativa em segmentos desse tipo, sem que isso impeça suas decisões. Nesses ambientes de negócios, o objetivo dos concorrentes é aumentar o tamanho da roda giratória, resultando no aumento do mercado em geral.

Não está sendo colocado em pauta a competitividade dentro e fora do segmento, pois a decisão de compra será sempre do consumidor. O círculo porém, é justo: Preserva a competição entre os componentes resultando no fortalecimento de todos

Você deve identificar de todas as formas como a roda-viva de seu segmento gira, e saberá qual é a melhor forma de estabelecer sua estratégia de atuação.