Existem diversas formas de destruir rapidamente algo que se levou muito tempo para construir.

É como um castelinho de areia, levantamos as torres, aparamos alguma parte, tiramos outra, mas só basta um empurrãozinho para tudo cair.

Nos negócios, é bem parecido. Sabemos que há muito tempo e energia investidos em algo para que ele cresça, e muita facilidade para derrubá-lo.

Caso você esteja procurando um emprego, provavelmente já deve ter entrado no LinkedIn ou ferramentas similares para fazer seu social selling, tornar-se atrativo para clientes, empresas ou parceiros de negócios. Algumas pessoas podem exagerar ao formatar esses perfis e causar uma má impressão.

Em contrapartida há outras pessoas que ao participarem de festas de confraternização de empresas, tendem a apresentar comportamentos que acabam destruindo a reputação, seja por beber demais, fofocar ou por até pela escolha das vestimentas. Vale sempre lembrar que apesar de ser uma festa, tem a participação de todos que trabalham com você, inclusive seu chefe.

Empresários podem também facilmente queimar o filme no mundo dos negócios, fazendo com que a própria empresa tenha uma reputação duvidosa. Hoje, vivemos em um mundo com uma tecnologia incrivelmente rápida, ou seja, qualquer problema pode ser prontamente espalhado para outras pessoas e empresas.

A reputação, mais do que qualquer coisa é a entrada, sustentação e ferramenta de crescimento de qualquer negócio. Cuide de sua reputação sempre, se errar, corrija. Caso tenha dúvida de algo, pesquise e esclareça. Nunca deixe algo para depois.