Olhar para novas possibilidades não significa abandonar as velhas. Ao contrário, indica compreender que o velho é atualizado pelo novo. Nas empresas a esse fenômeno é dado o nome de “oxigenação”, quando os mais jovens chegam e sem vícios do ambiente apresentam ideias novas para aquilo que já é feito de outra maneira há muito tempo.

Esses jovens pertencem a gerações que já nasceram no mundo digital. Diferentes de seus lideres que enfrentaram algumas dificuldades de aprendizado sobre as ferramentas digitais, pois foi necessário passar de um modo de fazer (analógico) e passar a trabalhar com outro bem distinto (digital), os jovens usam a internet como guia e essas ferramentas como meio, acreditando que todo conhecimento da humanidade pode ser adquirido sem a obrigatória intervenção de um superior hierárquico. Conciliar esses dois perfis, em muitos casos, é um grande desafio para as empresas.

Nesse sentido, a busca por conhecimento específico e atualização são mecanismos poderosos para entrar em contato com referenciais e métodos que deram certo, nos indicando um bom caminho para resolver a equação do relacionamento e produção entre jovens digitais e gestores de outras gerações e obter os melhores resultados.

Listamos alguns livros que oferecem dicas e maneiras para jovens, gestores e empresas entenderem e conduzirem essa relação:

  • Livro Condutores do Amanhã: Jovens Que Entram e Dão Certo no Mercado de Trabalho – O livro é voltado para pais, filhos e mundo do trabalho. Aborda vários conceitos por meio de exemplos claros e didáticos de instrumentos que podem ser utilizados por jovens em sua jornada profissional e como os pais e gestores devem auxiliá-los nessa empreitada.
  • Livro Superdicas para o jovem escolher a sua profissão – Escolher a profissão é um momento crucial e muito confuso na vida do jovem. Esse caminho exige disciplina e determinação para avançar. O livro é baseado em vários anos de experiência do autor no direcionamento de jovens para o mundo do trabalho. O conteúdo é direto e com linguagem fácil e acessível.
  • Livro Jovens Digitais – Com conteúdo voltado a aprendizes, estagiários, trainee, gestores e empresas, o livro é um verdadeiro checklist de 11 bons “combates” que empresas e gestores precisam entender e exercitar para preparar jovens melhores para suas empresas e para o nosso planeta.