O Programa de Trainee é voltado para recém formados e estudantes do último ano de cursos superiores. O Programa tem por objetivo selecionar jovens talentosos que buscam ascenção profissional para ocupar, posteriormente cargos de chefia.

O Programa é dividido em quatro fases: seleção, introdução e aliança/engajamento, essas quatro etapas são observadas com atenção pelas empresas, e seu objetivo é garantir a manutenção do Programa e o aproveitamento do maior número possível de Trainees em funções estratégicas para o negócio.

  • Seleção do Trainee: Nesta fase as informações devem ser claras em relação a futura parceria, isto é, os interesses da empresa, como pretende avançar com o programa e o que procuram em seus trainees. É necessário um alinhamento do perfil pessoal do jovem aos valores corporativos.
  • Introdução do Trainee: É preciso integrar os novos colaboradores ao restante da equipe favorecendo uma relação de apoio, colaboração e transmissão de informações. Esta fase foca-se a criação de um clima de cooperação.
  • Desenvolvimento do Trainee: Identificação do potencial de realização do Trainee e transformação deste poder em capacidade de realização. Momento crucial para ambos os lados, pois a empresa também terá que comprovar que as promessas feitas são reais e concretizadas no tempo assumido.
  • Aliança e engajamento: Apresentação dos resultados negociados durante a realização do programa. Os trainees e a empresa alinham o que virá a seguir verificando os acertos e erros do percurso. Nesta fase é que se pactua o clima de continuidade.
  • Instituição parceira: Contar com a participação de uma instituição especializada em inserção de jovens no mundo do trabalho, que irá auxiliar a planejar, organizar, recrutar, selecionar e reter talentos que se tornarão futuros líderes.