O Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (Fumcad) foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e busca financiar projetos que asseguram os direitos da Criança e do Adolescente. É vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O projeto “Educadores XXI” é uma iniciativa do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e tem por objetivo formar e qualificar educadores. O projeto é executado pelo Instituto Via de Acesso.

O projeto atende 180 Educadores Sociais que atuam em instituições de atendimentos à adolescentes, com a finalidade de prepará-los e conscientizá-los da importância do seu papel para o desenvolvimento desses, garantindo os direitos básicos dos adolescentes em situação de vulnerabilidades.

As atividades abordadas durante o treinamento focam o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores além da ênfase na transmissão de valores essenciais ao convívio social.

Objetivos específicos:

  • Fortalecer conhecimentos, promover a autoestima dos educadores;
  • Apresentar a importância do papel do educador na relação presente e futura do adolescente;
  • Posturas, comportamentos e estilos adequados para a aprendizagem;
  • Apresentação de novas metodologias na abordagem de assuntos diversos através de dinâmicas de grupo roda de leitura, jogos, e filmes;
  • Elaboração um Plano de aula específico para preparação do Jovem.

A Lei que regulamenta o projeto (Lei 8069/90) autoriza às empresas patrocinadoras a utilização de até 1% do Imposto de Renda para investimento em projetos aprovados pelo CMDCA de cada município.