O Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FUMCAD) foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e busca financiar projetos que asseguram os direitos da Criança e do Adolescente. É vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O projeto “Educadores XXI” é uma iniciativa do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente e tem por objetivo formar e qualificar educadores. O projeto é executado pelo Instituto Via de Acesso.
O projeto atende 180 Educadores Sociais que atuam em instituições de atendimentos à adolescentes, com a finalidade de prepará-los e conscientizá-los da importância do seu papel para o desenvolvimento desses, garantindo os direitos básicos dos adolescentes em situação de vulnerabilidades.
As atividades abordadas durante o treinamento focam o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores além da ênfase na transmissão de valores essenciais ao convívio social.
Objetivos específicos:
- Fortalecer conhecimentos, promover a autoestima dos educadores;
- Apresentar a importância do papel do educador na relação presente e futura do adolescente;
- Posturas, comportamentos e estilos adequados para a aprendizagem;
- Apresentação de novas metodologias na abordagem de assuntos diversos através de dinâmicas de grupo roda de leitura, jogos, e filmes;
- Elaboração um Plano de aula específico para preparação do Jovem.
A Lei que regulamenta o projeto (Lei 8069/90) autoriza às empresas patrocinadoras a utilização de até 1% do Imposto de Renda para investimento em projetos aprovados pelo CMDCA de cada município.
Comentários