O Instituto Via de Acesso foi fundado em 22 de maio de 2003 na cidade de São Paulo, no hotel Crowne, em Assembleia Pública. A principal missão da instituição é a de desenvolver ações sintonizadas com as exigências do mundo globalizado, de forma a promover maior e mais duradoura relação entre empresas e escolas, facilitando, com isso, um maior aproveitamento dos estudantes e jovens pelo mercado de trabalho.

O instituto Via de Acesso tem atuação em todo território nacional e possui sua sede na cidade de São Paulo, contando com mais de cinquenta colaboradores em duas unidades, São Paulo Capital e Cidade de Campinas. Outra unidade em São Paulo deverá ter suas atividades iniciadas em meados de novembro deste ano.

Desde a sua fundação, o Instituto Via de Acesso conta com o apoio de diversas empresas e parceria com organizações de pequeno, médio e grande portes, além de multinacionais de diversos segmentos, nacionais e estrangeiras.

O Instituto Via de Acesso realiza, basicamente, 3 grandes blocos de atividades:

  • Atividades e programas de capacitação e orientação complementar de jovens e estudantes, por meio de cursos, workshops, palestras, seminários e fórum de carreira, contemplando diversos temas de interesse ao mundo de trabalho.
  • Atividades e programas de inserção de jovens e estudantes no mundo do trabalho, por meio de programas de estágio, trainee, aprendiz ou por meio de programas sociais de formação e de inserção de jovens em situação de risco social.
  • Atividades e eventos que possam fortalecer a parceria Educação e Trabalho.

O Público Alvo da ação do Instituto Via de Acesso são escolas, empresas e estudantes, mas o público beneficiário da ação será sempre o formado por jovens e estudantes, em qualquer condição educacional ou social.

O modelo do programa de estágio proposto pelo Instituto Via de Acesso compreende seleção efetiva dos candidatos a estágio, coaching na contratação, formação comportamental aos estagiários e treinamento aos gestores que acompanharão os estagiários na empresa, em seu processo de desenvolvimento.

No Programa aprendiz, é realizada seleção especializada e de acordo com a necessidade da empresa, administração do programa, assessoria completa ao parceiro quanto aos aspectos operacionais, legais, técnicos e sociais do programa. Acompanhamento do desenvolvimento do jovem na empresa, feedbacks comportamentais, acesso a palestras, seminários, rodas de conversas, aulas externas, etc.

Divulgação e seleção de candidatos para o Programa Trainee, e programas de estágio terminado em “ípsilon” contemplando forte desenvolvimento de estagiários para futuramente ocuparem a função de Trainee.

Os Projetos Sociais são patrocinados por grandes empresas e oferecem cursos, palestras, treinamentos e workshops com o intuito de desenvolver habilidades e competências dos jovens em situação de vulnerabilidade, de modo a facilitar o início de sua trajetória profissional de forma mais segura e diferenciada. Os projetos são elaborados de acordo com os anseios e responsabilidade social da empresa e do público atendido.

Todas as ações executadas pelo Instituto Via de Acesso são embasadas em duas bandeiras: Comportamental e a Sustentabilidade. Preparando os jovens para os desafios e as responsabilidades na construção de um mundo mais sustentável e menos poluído para todos.