No mundo empresarial, nem tudo ocorre dentro do que se prevê nos manuais, nas lógicas ou nas teorias ensinadas na escola. No ambiente de trabalho, as maquinações acontecem produzidas por pessoas, que possuem emoções, que resistem ou não às pressões, à tensão e ao estresse, cada um à sua maneira.

Se o mundo do trabalho fosse uma engrenagem tecnológica, como imaginam alguns, ainda assim necessitaria de pessoas para acioná-la, que dependeriam de seu estado geral para tomar decisões e buscar resultados.

O mercado não possui vida própria, tem gente dando vida a ele, e tudo o que acontece no ambiente empresarial existe em função de interesses, decisões e iniciativas humanas.

Diante dos rápidos movimentos provocados por setores produtivos, o meio empresarial cria e inicia novos manejos e idealiza novos instrumentos para conduzir seus negócios. Essa força inovadora precisa ser constante, se acabar, o empreendimento também chega ao fim.

Esse movimento é parte integrante do cotidiano empresarial, mas, por diversas vezes, pega desatentos profissionais com larga convivência com o mercado de trabalho, deixando-os, da noite para o dia, obsoletos e desempregados, em razão da inovação inserida em sua área de atuação.

Quando candidatos disputam uma vaga, devem considerar não só a empresa contratante, mas também como se encontra o setor da economia em que esta atua. Se a empresa está bem e o setor também, as chances de sucesso são maiores. Se a empresa está bem, mas o setor não, atenção. É sempre bom estar atento.

Atualmente já é possível observar empresas incorporando certas mudanças, como: maior flexibilização no horário, menos exigências no traje, ambientes menos divididos hierarquicamente e mais descontraído, além de maior abertura para jovens e profissionais menos experientes.

Para o jovem, não deve parecer injusto um cenário com essa mobilidade, já que a principal característica das novas gerações é a capacidade de lidar com mudanças e trabalhar em diversos contextos, são mais flexíveis, dinâmicos e capazes de vivenciar com positividade tudo o que é novo.

Mais atentos e conscientes quanto às questões ambientais, esses jovens estão focando, desde a sua formação, ocupações atreladas ao mundo tecnológico e sustentável, capaz de conciliar a demanda produtiva com o cuidado com o planeta.