No dia do Estudante (11 de agosto) preparamos um guia para você, estudante, que busca qualificar-se para obter as melhores oportunidades acadêmicas e profissionais.

Seremos estudantes a vida inteira, pois o conhecimento jamais é estático e definitivo. Se um dia você chegar ao auge do conhecimento profissional e achar que não precisará mais estudar, tenha certeza que logo estará ultrapassado. Se na época de nossos bisavós o ensino tinha começo, meio e fim, hoje não é mais assim.

“Quando você adentrar no mundo do trabalho, perceberá que não há espaço para “mais ou menos”, “depois eu faço” ou “deixa que eu chuto”. As oportunidades surgem para quem se preparou, estudou, adquiriu conhecimentos e transformou tudo em competências.

Se você escolheu, de forma consciente, a profissão que irá abraçar, parabéns! Porém todo avanço que executar deverá ser muito dinâmico, exigindo constante empenho de sua parte.

Outra questão que deve ser avaliada, criteriosamente, é a escolha da instituição de ensino que estudará. Para facilitar essa escolha, invista bastante em pesquisas, procure na internet, busque informações em contatos pessoais, por telefone e com pessoas que conheçam a instituição escolhida. Professores, funcionários, estudantes e até mesmo familiares e amigos que podem te auxiliar a obter mais informações.

Muitos jovens dão pouca importância a essa etapa e são levados a decidir pelo que “ouviram dizer”. É temerário entregar quatro ou cinco anos da sua vida a uma instituição e curso por ter “ouvido dizer”. Outros tantos estudantes nem pesquisam, na verdade prestam vários vestibulares e fazem matrícula na primeira escola que os aprovar. Nesse caso, a taxa de desistência é bem alto.

Se você ainda estiver no ensino médio, pode fazer uma inscrição como “treineiro” para o vestibular da universidade escolhida. Essa é uma atitude competitiva, uma vez que você estará fazendo uma ambientação, conhecendo a energia que corre ali dentro e sentirá a pressão do tempo, que é decisivo no vestibular.

Após o ingresso na graduação, o próximo passo é buscar uma oportunidade de estágio. O interessante do Programa de estágio é que você irá conhecer o mundo do trabalho sem ser exigido como um profissional totalmente pronto. Busque organizações que conduzem o Programa de Estágio de forma ética e com desenvolvimento. Muitas entidades prestam assessoria e disponibilizam vagas em diversos setores.