O estudante tem inúmeras alternativas para ingressar no mercado de trabalho, mas sua atenção deve se concentrar com um bom plano de estágio, pois esta é a melhor delas. Um bom plano de estágio leva em consideração o seu momento de formação acadêmica e sua condição de inexperiência profissional, todavia, reitera-se, não quer dizer que será mais fácil. Será somente o mais indicado.

O estudante, inexperiente, pouco ou nada conhece do mundo do trabalho, está decidido a estabelecer contato prático com o seu futuro ambiente de atuação profissional, chegou a hora de travar as batalhas em busca de espaço no meio empresarial.

Atualmente, as empresas estão mais atentas e rigorosas no processo de formação de seus quadros de funcionários e colaboradores. Com essa diretriz, investem e cobram mais de seus selecionadores na busca de candidatos realmente preparados, interessados, determinados e comprometidos com as exigências empresariais apresentados.

As empresas buscam jovens antenados com o que acontece no mundo e decididos quando ao que querem da vida e de seu futuro profissional. Assim, só investirão no estagiário se estiver cristalizado essa essência e, portanto, estiver atendendo a essas condições, geralmente assumidas pelas empresas como básicas.

Faz-se essencial também que o estagiário compreenda que só vale a pena para o seu futuro profissional programas de estágio com plano de desenvolvimento de estagiários, pois contam com investimentos direcionados para a formação do estagiário, objetivando seu posterior aproveitamento por parte da empresa em seu quadro de carreiras.

Portanto é necessário estar preparado para atuar e participar desse cenário, as direções das empresas estão ávidas por possuírem em seus quadros estagiários capazes de fazer os movimentos certos de qualificação e por isso pavimentarem a continuidade de seus negócios.