Para um programa de trainee dar certo não é aconselhado atender apenas o pedido do cliente mas sim encontrar o problema e a maneira adequada para solucioná-lo. Pontos fundamentais para o sucesso do programa devem estar equacionados, gestores preparados para desenvolver novas lideranças e a formação de profissionais dentro da própria empresa ao invés de perder tempo buscando pessoas no mercado de trabalho.

É mais pragmático apresentar um projeto que alinhave todas as necessidades para a formação de um time, e modificar as crenças de possíveis gestores que defendem que só fora da empresa há o profissional desejado. Mobilizar a empresa a aprender a trabalhar na formação de futuras equipes e desses jovens, saber retirar os melhores para o programa de trainee pretendido.

O desenho do projeto deve responder questões como:

  • Provocar gestores a aprender e desenvolver habilidades para a formação de futuras equipes e partir de estudantes sem vícios anteriores e interessados.
  • A empresa criaria uma nova cultura para a formação interna de equipes, aprendendo a enxergar talentos
  • A empresa teria uma fonte inesgotável de trainees se começasse a preparar os profissionais desde o início da carreira.