Participar de um Programa de estágio é, para muitos jovens, o passo inicial para a sua carreira profissional. Por meio do estágio, o jovem conhecerá o funcionamento do mundo do trabalho.

O estagiário não pode ser mais aquele cuja obrigação é somente levar o cafezinho ou fazer cópias, ao contrário, por lei é necessário que as atividades que o jovem venha a realizar sejam compatíveis com a sua formação, diante dessa obrigatoriedade não faz sentido investir em um jovem somente para fazer atividades triviais.

Mas e o jovem? Como fazer o estágio tornar-se efetiva? Pela falta de experiência prática, muitos jovens chegam nas empresas muito despreparados e desprevenidos quanto a códigos sociais, comportamentos e engrenagens próprios desse ambiente conturbado e novo.

Esse cenário faz com que eles fiquem inseguros sobre como devem se portar para obter o melhor aproveitamento no Programa de Estágio.

Preparamos um manual para facilitar essa jornada.

  • No ambiente de trabalho tente se desligar dos problemas externos( família, relacionamento, etc.) Naquele momento você não conseguirá resolvê-los, ao contrário, irá fazer com que você tenha dificuldade de concentrar-se nas atividades, ocasionando interrupções e consequentemente acumulando pendências.
  • É importante planejar as atividades e compromissos diários, isso irá facilitar uma leitura e uma organização das prioridades, auxiliando a administração do seu período de estágio. Comunique o mentor caso as tarefas estejam te sobrecarregando.
  • Saia da zona de conforto e busque, continuamente, o seu desenvolvimento. Seja proativo e encare os desafios como uma oportunidade de evolução.
  • Busque conhecer suas habilidades e pontos a desenvolver. O momento da graduação é crucial para refletir e vivenciar sobre esse momento tão essencial que é a entrada no mundo corporativo.