O processo de recrutamento e seleção de estagiários deve ter o mesmo cuidado do procedimento direcionado aos demais colaboradores, a empresa deve ter a concreta concepção de que a seleção adequada desses jovens representará o sucesso do Programa de Estágio.

Antes de selecionar candidatos para vagas de estágio as empresas devem traçar um perfil organizacional. Isto é, o gestor de recursos humanos deve dialogar com os profissionais que irão atuar com o estudante. A partir desta análise é que será possível definir o perfil do estagiário que a empresa precisa.

É essencial compreender como esses jovens profissionais identificam-se e atribuem valor as coisas e, principalmente, saber o que eles buscam com as novas experiências, pois isto garantirá um olhar mais assertivo na hora de avaliá-los.

A empresa é uma extensão de ensino do estagiário, portanto é importante traçar atividades que possam ser produtivas para esses jovens. É importante que o período de estágio não se torne uma atividade meramente banal e sem impacto na equipe.

Dinamismo e inovação são requisitos fundamentais no recrutamento de estagiários, não é mais possível desenvolver um processo seletivo totalmente tradicional. É essencial quebrar alguns modelos já ultrapassados, olhar com mais atenção para as propostas que avaliam os estagiários em situações que eles possam demonstrar seu potencial, sendo assim apresentando alternativas para lidar com os dilemas do cotidiano organizacional e da sociedade em que atuam.

No Processo seletivo é preciso observar, através de dinâmicas e cases, se os candidatos demonstram certas habilidades, como: papéis que desempenham ao lidar com o outro; como assumem as responsabilidades, como lidam com conflitos; trabalho em equipe; se tem foco, criatividade, comprometimento e se conseguem identificar o melhor momento para expor suas opiniões. Com a atual conjectura econômica, muitas equipes estão mais reduzidas e otimizadas fazendo com que essas características sejam essenciais na adaptação do estagiário à equipe.

É importante observar também, se os candidatos são atualizados quanto às causas ambientais e se assumem posturas de engajamento frente às mudanças climáticas. Candidatos que se preocupam com o futuro demonstram planejamento e maior nível de proatividade.

Suspender pressupostos e julgamentos que envolvem o período de estágio também é crucial, trata-se de jovens talentosos e com capacidade de desenvolvimento muito grande. As empresas devem estar abertas a escutar e saber o que esses jovens buscam, o processo seletivo adequado e de sucesso deve atender essa premissa.

Outra dica preciosa é investir em entidades especializadas em Programas de Estágio, elas auxiliam no processo seletivo, administram contratos e oferecem treinamentos de desenvolvimento aos estagiários.