Grande parte dos jovens adia o primeiro passo em direção ao mercado de trabalho.

Esse tema, tão importante para a vida de todos, acaba ficando esquecido, mas uma hora ou outra, ele precisará ser encarado.

 

Alguns ignoram esse encontro inevitável com o ambiente profissional, já outros, têm consciência de que o mercado existe e até mesmo adentram essa jornada mais cedo que o normal, seja por razões familiares ou financeiras. Apesar de serem, inicialmente, diferentes, esses grupos de jovens têm algo em comum: o mercado conta com eles para dar continuidade ao seu processo de renovação.   

 

Ainda que exista uma alta demanda das empresas, a oferta de mão de obra é ainda maior. Nesse cenário “competitivo”, é muito importante saber quais são as possíveis escolhas para iniciar uma carreira profissional e entender qual delas é a ideal para você.

 

Sendo assim, diante de todas as possibilidades, nós resolvemos te ajudar e explicar a diferença entre cada uma delas. Confira:

 

Programa Aprendiz: direcionado para aqueles que cursam os últimos dois anos do Ensino Fundamental ou que estejam no Ensino Médio. Médias e Grandes empresas possuem obrigatoriedade legal de contratar aprendizes, o que garante um número significativo de vagas nessa modalidade, e com a experiência de aprendiz, o jovem estará mais preparado para, futuramente, enfrentar novos desafios na sua jornada profissional.

 

Programa Estágio: ideal para os estudantes de Ensino Técnico ou Superior, o estágio ajudará aqueles que procuram dar seus primeiros passos em direção ao seu futuro profissional. Esse programa permite um primeiro contato com o mercado de trabalho, ajudando o jovem a criar um senso de responsabilidade e compromisso, além de oferecer uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos seus anos de estudo.

 

Programa Trainee: mais indicado para aqueles que estão no último ano do ensino superior ou acabaram de se formar, é o caminho adequado para aqueles que já possuem uma formação extracurricular mais extensa. Visando a formação de futuros líderes, esse programa oferece diversas oportunidades de crescimento profissional.

 

É importante que você tenha em mente que, para cada jovem, há um programa certo para a relação profissional ser um sucesso, e com você não será diferente! Um caminho profissional certo é bom para o jovem, para a empresa e para o país.