Uma empresa disposta a investir em aprendizes deve fazê-lo com a consciência de que está apostando na vontade e na determinação dos jovens. É gratificante acompanhar o crescimento desses jovens, deixando por terra todas as teses que indicam a impossibilidade de futuro consistente para eles.

Eles avançam em seus objetivos profissionais, educacionais e no contexto comunitário, com famílias orgulhosas ao perceberem seus filhos transformarem-se em cidadãos responsáveis, conquistando a partir de muito esforço e força de vontade, cada metro de sua estrada profissional.

Separamos duas historias de sucesso, verdadeiros cases de vida e de superação:

João Paulo iniciou o Programa de Aprendizagem em novembro/2012 e permaneceu até abril/2013. Nesse período foi aprendiz por uma grande companhia de infraestrutura e logística. O jovem optou por rescindir o contrato de aprendizagem antes do previsto para ocupar uma vaga efetiva na empresa, atuou no departamento jurídico e hoje atua em remuneração e desenvolvimento de novos negócios.

A namorada de João Paulo, também iniciou sua carreira profissional participando de um curso de aprendizagem, ela foi aprendiz administrativo por uma importante empresa de planos de saúde.

O jovem está indicando um amigo para ingressar no programa e destacou a importância do curso para a sua trajetória profissional:

“Tive contatos com algumas outras instituições, mas gostaria que esse amigo ingressasse com vocês, porque sei que o curso é bem diferenciado das outras instituições, o que ajuda muito no início da carreira desses jovens (sic).”

“Tanto eu quanto minha namorada, agradecemos muito pela oportunidade que nos deram naquele momento, e sei que foi de extrema importância nos primeiros degraus da nossa carreira (sic)”.

Outro Relato é do ex-aprendiz Murilo Henrique Vidal da Silva, que esteve no Programa no período de 2010 a 2012 como aprendiz de Assistente Administrativo em uma grande construtora.

Murilo foi efetivado pela empresa, cursou Ciências Contábeis pela FECAP- Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, atualmente faz Ciências Atuariais e trabalha como Analista Contável Pleno numa importante empresa de seguros.

O jovem fala a respeito do empenho da sua então educadora, Ana Christina Fonseca, Coordenadora da área de aprendizagem ” eu sou eternamente grato a vocês , a ele(Carlos e empresa)  e ao Via de Acesso. Eu era muito novo, eu serei eternamente grato a vocês. Eu precisava disso. às vezes reclamo da vida e vejo o quanto foi duro e o quanto posso ajudar alguém. Fiquei muito emocionado, você  pra mim é , e sempre será uma segunda mãe , foi muito paciente comigo e viu em mim algo que eu não via.

O aprendiz bem orientado e com a clara percepção da empresa do que é um jovem, apresenta bons resultados em seu desenvolvimento, o que é bom para empresa, para a família e para a nação.